quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ao mestre Abdias
FOTO ARQUIVO RAÇA

Em 1982, na PUC de São Paulo, foi realizado o III Congresso de Cultura Negra das Américas, um evento grandioso cuja fala mais esperada era daquele senhor que, na época, já havia conquistado o espaço de timoneiro da luta contra o racismo no Brasil. Seu nome: Abdias Nascimento. Para mim, um momento único, afinal, seria a primeira vez que estaria de frente com o ativista que mudou a forma como eu encarava a questão racial no Brasil com seu o livro O Genocidio do Negro Brasileiro.

Mais tarde, descobriria que suas palavras, seus escritos e ensinamentos mudaram não só a cabeça de um jovem que sonhava em ser cartunista, mas de milhares de negros e negras que contribuíram com as mudança nas relações raciais no Brasil nos últimos 70 anos. Quase três décadas depois, encontraria Abdias novamente, desta vez para uma entrevista exclusiva para a RAÇA BRASIL. O mais interessante é que, apesar do tempo ter passado para ambos, Abdias continuava a ser a referência maior para tantos negros brasileiros que sonhavam e lutavam pelos mesmos ideais. Falo do sonho da igualdade, da solidariedade, de um mundo diferente e menos cinzento. Falo do sonho do mestre Abdias Nascimento:

Abdias Nascimento morreu aos 97 anos de idade sem ver o seu sonho concretizado totalmente, mas para o paulista da cidade de Franca, escritor, poeta, jornalista, político, militante, artista plástico, ator e diretor teatral, a luta não foi em vão. A partir de suas ideias e ensinamentos, muito se avançou no país quando falamos em questões raciais. E esses avanços aumentam a cada dia, à medida que outros negros e negras brasileiros descobrem o valor de sua raça, a beleza da cor de sua pele, e a importância de pessoas como o mestre Abdias na construção de suas personalidades. A seguir, trechos da entrevista exclusiva concedida por ele à RAÇA BRASIL. No final de 2009. Em suas respostas, fica a certeza de que perdemos um grande cidadão brasileiro, acima de tudo.

" Ainda quero ver o negro mandando nesse país. e vou ver! acho que ainda vou ver isso vivo. o negro que realizou realmente a construção do país, e não só no sentido material, não só na cana - de - açúcar, no café, no algodão, não somente na produção dessas riquezas, mas o que também construiu a riqueza intelectual, cultural, esportiva. "

"É o negro acreditar no negro. Quando é político, não acreditamos, preferimos votar no outro, quando é um médico, logo olhamos com certo descrédito, se é um jornalista, a mesma coisa. É preciso que acreditemos em nós, no potencial dos nossos irmãos para mudarmos definitivamente esse estado de coisas"

Sobre o principal desafio que o negro enfrenta atualmente

"O Obama deu uma lavada no Brasil! Aqui sempre se propagou nos quatro cantos do planeta como sendo o país da harmonia racial. Embora tenhamos essa fama, nunca tivemos uma figura de destaque que fosse canonizada pelas urnas, no mais alto posto do escalão da república, nunca houve isso!"

Sobre a vitória de Barack Obama nas eleições dos Estados Unidos

"As sessões no congresso começam com uma saudação a Deus nosso senhor. Eu, diferente de todos ali, começava o meu discurso todas as vezes invocando Olorum, pois Olorum é que é o nosso Deus. É para ele que eu batia a cabeça e mais ninguém. Imagina o mal-estar que isso causava em alguns congressistas"

Sobre o tempo em que freqüentava o Congresso Nacional. Ao invés do terno e gravata, Abdias sempre se apresentava com roupas africanas

REVISTA RAÇA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário